Social commerce: Como aumentar as vendas através das redes sociais

O social commerce surge com a ideia de atrair os clientes das redes sociais, por meio da criação de um conteúdo relevante. 

É impossível negar que as redes sociais geram um alto impacto dentro de qualquer negócio, pois cada vez mais, tem crescido o número de utilizadores de redes como Instagram, Facebook, Linkedin e TikTok.  

As empresas que não prestam a devida atenção às redes sociais correm grande risco de perder clientes. 

Já sabemos que as redes sociais possuem um alto número de pessoas que as acedem todos os dias. Por meio dessa ferramenta, as empresas podem promover o seu negócio, assim como aumentar o seu número de vendas. 

Para isso, além de conhecer muito bem o público-alvo, a produção de conteúdo precisa ser atrativa. 

Por isso, neste artigo vamos explicar  o que é social commerce, quais as suas vantagens e impacto nos negócios e nas vendas, seja de um pequeno, médio ou grande negócio.

O conceito de social commerce 

O primeiro ponto que abordaremos neste artigo é o conceito de social commerce. Com a expansão dos meios digitais, novas possibilidades de vendas existem, incluindo, as redes sociais. 

Por isso, o marketing digital está a trabalhar constantemente para ampliar a presença digital das empresas, fazendo com que o consumidor possa conhecer o seu negócio, ser atraído e fidelizado. 

Nesse cenário, o social commerce atua como uma estratégia de marketing que é voltada para as ações feitas em redes sociais, assim como em plataformas online, como é o caso do whatsapp. 

Essas estratégias procuram compreender qual é o público-alvo, em que fase da jornada de compra se encontra, assim como o perfil do consumidor dos seus produtos e serviços. 

Como as redes sociais possuem várias possibilidades, no ambiente digital existe um estudo estratégico de comunicação para atingir as pessoas que são potenciais clientes  da sua marca. Falaremos mais sobre isso adiante. 

Quais são as vantagens do social commerce?

Muitas empresas ainda possuem a dúvida dos motivos pelos quais ela deve utilizar o social commerce para as vendas. O primeiro passo é entender que cada vez mais as pessoas compram pela internet. 

Em 2022, existe uma previsão de crescimento do e-commerce em cerca de 45%, de acordo com a associação de E-commerce no país. 

Como o meio digital oferece maneiras simples e práticas de comprar, a tendência é que cada vez mais as pessoas migrem para o ambiente digital. 

Isso requer uma adaptação por parte das empresas que precisam estar no ambiente digital e oferecer um conteúdo que traga vantagens competitivas e que ainda seja seguro ao cliente. 

Por isso, podemos destacar que o social commerce proporciona que a sua empresa esteja em dia com o mercado, ou seja, tenha um diferencial competitivo e ainda, possa ser vista pelos clientes. Isso se reflete diretamente no aumento do número de vendas. 

A prática do social commerce 

O marketing digital é repleto de estratégias e ações que podem ser feitas no ambiente online. Especificamente no caso do social commerce, falaremos algumas atividades que podem ser importantes para a prática dessa ação. 

A partir do entendimento sobre os interesses do público-alvo, é possível aplicar uma ação no whatsapp, por meio da criação de uma lista com os produtos da empresa e interagir com o cliente. Existem formas de favorecer e facilitar o pagamento por meio da plataforma. 

No caso do Facebook, assim como do Instagram, que possuem lógicas e ferramentas semelhantes, o conteúdo é publicado não somente com a intenção de venda, mas também de promover uma boa experiência ao consumidor. 

Dessa forma, existe uma fase de conquista do cliente, criando conteúdos como:

  • Imagens;
  • Vídeos da empresa;
  • Lives;
  • Webinars.

Nessas redes também é possível interagir com os clientes, por meio do chat ou direct, deixando também um espaço disponível para realização de vendas. 

Por meio das redes sociais é possível estabelecer interação com o usuário, assim como estabelecer métricas e realizar a sua avaliação. 

As redes sociais permitem que as métricas sejam analisadas, levando em conta o relacionamento dos clientes, comentários, partilhas, além de oferecer insights sobre um determinado post. 

É importante que todas as estratégias que citamos nesse artigo sejam feitas por profissionais da área de comunicação e marketing, levando em conta a necessidade de especialização e planeamento. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipa Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerir e entender muito mais sobre marketing num só lugar. 

Partilhe
pt_PT_ao90