Gestão de Redes Sociais – Agencia ou Consultor?

Atualmente, as redes sociais têm um papel muito presente na atualidade da sociedade. Como tal, é cada vez mais importante apostar nelas e usá-las como forma de comunicação e de venda com o cliente. Neste artigo pode ficar a saber tudo sobre gestão de redes sociais e o papel das agências nesta gestão. 

Se está à procura de uma agência ou consultor de gestão de redes sociais? Entre em contacto! Estou aqui para ajudar a sua marca a crescer.

O que são redes sociais?

As redes sociais são plataformas de comunicação que facilitam a partilha de ideias, pensamentos e informação através de redes e comunidades virtuais. 

Elas proporcionam uma rápida comunicação entre os utilizadores com partilha de conteúdos, tais como informações pessoais, documentos, vídeos e fotografias. 

Ter uma página em redes sociais é estar presente e, por meio dos recursos possíveis, comunicar-se e manter um relacionamento com o público e, com uma boa gestão, pode gerar grandes benefícios para um negócio, como a captação de novos clientes, a criação de um posicionamento forte no mercado, entre outros. 

Principais redes sociais

Existem imensas redes sociais em todo o mundo, mas, se quer estar presente onde o seu público está, deve considerar as seguintes:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • Youtube;
  • WhatsApp;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Entre outras.

 

O que faz uma Agência de Gestão de Redes Sociais?

Uma agência de redes sociais desenvolve e produz conteúdos que podem ser direcionados para o orgânico ou publicidade paga.

Através das suas estratégias e implementação, tencionam obter melhores resultados para cada cliente tendo em conta as necessidades de cada marca.

Assim, pode-se afirmar que uma agência de gestão de redes sociais:

  • define de uma estratégia tendo em conta os objetivos do cliente. Estes objetivos podem ir desde o crescimento do público até ao aumento de vendas;
  • define quais as melhores redes sociais a apostar num negócio e quais os melhores conteúdos a estarem presentes nelas;
  • mantém-se sempre a par das novidades do mercado e das tendências dentro do seu público-alvo para aproveitar todos os momentos para comunicar com ele;
  • mantém o cliente sempre a par dos resultados, para que ele conheça o decorrer dos serviços que está a contratar;
  • entre muitas outras coisas.

 

O que faz um Consultor ou Freelancer de Gestão de Redes Sociais?

Um consultor ou freelancer de redes social é um indivíduo especializado em desenvolver a estratégia e planeamento de todas a presença nas redes sociais. 

Muitas vezes, empresas e clientes contratam os seus serviços para desenvolver e melhorar a presença de uma marca nas redes sociais através de técnicas de marketing e práticas estratégicas.

Qual a diferença entre agência e consultor?

Existem algumas diferenças entre um consultor de gestão de redes sociais e uma agência, nomeadamente a quantidade de recursos, quer humanos quer de tecnologia alocados ao projeto.

Como tal, isso acaba por ter um grande impacto no custo do serviço. Geralmente existe um período de fidelização bastante maior associado à contratação de serviços a agência.




Que serviços disponibiliza uma agência ou um consultor de gestão de redes sociais?

Uma agência ou consultor de gestão de redes sociais dispõe de vários serviços dentro das redes sociais para aumentar a visibilidade da marca, aumentar as interações com o público, entre muitos outros objetivos. 

Assim, alguns exemplos destes serviços são:

  • Gerir a criação e publicação de conteúdo relevante, original e de qualidade, de acordo com os interesses dos seguidores;
  • Programar a publicação regular nas redes sociais;
  • Implementar um calendário editorial para gerir conteúdos e planear campanhas de marketing específicas e oportunas;
  • Promover conteúdo através de anúncios;
  • Integrar todos os canais de marketing, tais como, redes sociais, SEO, marketing de conteúdo, e-mail, material impresso e marketing digital;
  • Responder ao público, quer seja em comentários ou em mensagens, bons ou maus;
  • Gerir e monitorizar todas as campanhas nas redes sociais;
  • Supervisionar a estratégia global das redes sociais de uma organização.


Quer ajuda em realizar alguma destas tarefas ou alguém que faça a gestão de redes sociais por si? Entre em contacto!

Quanto custa ter um gestor de redes sociais?

Os preços para a gestão de redes sociais dependem de vários fatores, como quais os serviços a serem utilizados, os canais e a duração dos mesmos. 

Para além disto, os seus objetivos e necessidades também vão definir o custo deste serviço, não sendo possível definir um preço para estes serviços.

É possível determinar um intervalo de 200€ a 2000€, no entanto, este valor depende de muitos fatores, como já mencionado.

Onde posso encontrar um gestor de redes sociais?

Existem muitos profissionais qualificados de norte a sul do país e nas ilhas também, seja agência, consultor ou freelancer. Pode procurar por gestores de redes sociais em Lisboa, no Porto, em Braga, em Aveiro, Em Coimbra, em Faro e onde quer que o seu negócio se encontre. Mas não precisa de fazer isso. 

Entre em contacto comigo e receba uma proposta séria e com foco nos objetivos do seu negócio.

Vantagens de contratar uma agência ou um consultor de gestão de redes sociais

As redes sociais têm um papel significativo na sociedade, sendo que é necessário estar presente nas mesmas. 

Contratar uma agência ou consultor de gestão de redes sociais significa ter profissionais qualificados e atentos às suas necessidades. 

Assim, a contratação de uma agência de redes sociais pode ter benefícios para o seu negócio como:

  • Especialistas em gestão de redes sociais

Trabalhar com redes sociais é estar em constante aprendizagem. É preciso muito tempo para compreender esta vertente. Quando se contrata uma agência de meios de comunicação social, o conjunto de competências é assegurado. As agências de comunicação social mantêm-se atentas às mudanças nas redes sociais e adaptam-se facilmente. 

  • Acesso aos melhores recursos

Uma agência terá tudo o que é necessário para produzir as suas campanhas. Estas agências vão ter acesso aos melhores recursos para realizar as diferentes tarefas sem que seja preciso aderir a certas plataformas. 

  • Poupança de tempo

A criação de estratégias de redes sociais requer um investimento de tempo pesado se optar por ser você próprio a geri-la. Para poupar tempo e focar-se nos restantes assuntos do seu negócio deve contratar uma agência para fazer a gestão de redes sociais por si.

  • Maior alcance do negócio

Um negócio com uma boa presença na redes sociais pode chegar até ao público a qualquer dia, hora ou lugar.

  • Relação com o consumidor

Os clientes deixam os seus comentários, sugestões, elogios e até reclamações nas redes sociais de uma marca. Isto é o momento perfeito para interagir com eles de forma personalizada e atempada para criar uma relação com o consumidor. 

  • Mais leads e conversões

Estar presente nas principais redes sociais, e, claro, nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio ganha mais visibilidade e, assim, uma maior rede de possíveis clientes. Conteúdos convincentes podem levar os seus seguidores até ao website ou outros pontos relevantes e transformá-los em clientes leais. 

  • Forma rentável de comunicação

O marketing das redes sociais é uma das formas mais rentáveis e diversificadas de promover um negócio, uma vez que pode realizar muito conteúdo orgânico. No caso de querer realizar uma campanha paga para aumentar o seu conteúdo, o custo é relativamente baixo em comparação com outras plataformas de publicidade. Quando bem feito, as suas hipóteses de produzir maiores retornos sobre o seu investimento são maiores. 

Tendo estes pontos em mente, percebe que é mais vantajoso contratar serviços de gestão de redes sociais através de uma agência ou consultor de marketing do que ser o/a próprio/a gestora/a do negócio a fazer! Assim, pode focar-se noutros ramos do seu negócio e ficar tranquilo nesta questão!

Precisa de ajuda em Marketing Digital?

Entre já em contacto e obtenha o seu orçamento gratuito.

teste

Se é para comprar um usado, compre sem preocupações. Não compre dores de cabeça!

2022-11-15T18:00:11+01:00

About the Author: