LinkedIn Marketing – Dicas para ter sucesso

O LinkedIn Marketing é essencial para qualquer negócio. Com mais de 675 milhões de utilizadores, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Para que a comunicação com o seu público através dos canais digitais gere retorno é importante criar uma estratégia de marketing digital e o LinkedIn é peça fundamental neste objetivo.

1) Criar uma Company Page no LinkedIn

A sua empresa ainda não tem um página de LinkedIn? Saiba então que em Portugal o LinkedIn tem 3 milhões de utilizadores e no Brasil já atingiu os 41 milhões. O que isto significa é que o LinkedIn é uma ferramenta de marca poderosíssima para qualquer negócio ou marca.

Contas de LinkedIn

Deste modo, é fundamental criar a sua Company Page e atualizá-la com regularidade. Através da sua página profissional pode comunicar a cultura da sua empresa, a sua história e realizar anúncios através da plataforma LinkedIn Ads (ler mais abaixo).

Todavia, para criar a sua Company Page é necessário utilizar o seu perfil pessoal de LinkedIn. Só depois, pode selecionar o tipo de página que se adequa à sua empresa (pequena empresa, média e grande empresa, showcase page ou instituição de ensino) e inserir todos os dados corretamente, desde a localização ao setor da empresa. Recomendamos ter uma imagem cuidada, por forma a tornar a sua página atrativa e credível para os seus visitantes.

Showcase Page é um tipo de página específica de um segmento de negócio da sua empresa. Desta forma, caso pretenda promover um produto ou um serviço específico para um nicho de mercado, criar uma Showcase Page será o ideal.

Nesta rede social de networking existe menos concorrência e os seus conteúdos vão ser mais relevantes para o seu público quando comparado às redes sociais de entretenimento. Ao contrário de redes sociais como o Facebook, onde é difícil sobressair no meio de muita informação, no LinkedIn é bem mais fácil destacar-se. No entanto, é fundamental entregar ao seu público conteúdo útil e que se diferencie de todo o conteúdo já partilhado na rede.

Essencialmente os negócios B2B não devem ficar fora desta rede social dado que é um público profissional e bem mais segmentado. Deste modo, nesta plataforma pode segmentar o seu público com foco em cargos ou setores específicos de uma organização e assim o lançamento de um produto ou serviço vai chegar efetivamente ao público que pretende. Desta forma,  independentemente do seu objetivo de negócio, é possível construir uma rede de contactos com possíveis parceiros de negócios, clientes e fornecedores.

Numa fase inicial também é primordial interligar todos os perfis pessoais dos colaboradores à página profissional por forma a aumentar o seu alcance. Incentivar os seus colaboradores a estarem presentes e manterem os seus perfis atualizados é essencial para que a sua presença seja mais abrangente. Desta forma, o link da Company Page vai estar em todos os perfis dos colaboradores da empresa e qualquer pessoa que vá à página da empresa terá acesso direto aos perfis individuais de todos os seus funcionários.

perfis de LinkedIn atualizados

No LinkedIn também tem a oportunidade de contactar com profissionais qualificados que são possíveis candidatos para a sua empresa. Neste sentido, um bom ambiente de trabalho é crucial mas também é importante que a sua empresa seja reconhecida como uma boa empresa para se trabalhar.

Ao partilhar na página da sua empresa fotografias dos seus profissionais vai reforçar a sua reputação e surgirão mais facilmente candidatos qualificados para as suas vagas.

Agora que já criou a sua página de LinkedIn é importante atualizá-la com conteúdo!

2) Criar conteúdo para a sua página de LinkedIn

No LinkedIn os utilizadores conectam-se entre si e partilham conteúdo, portanto, é fundamental tornar a sua presença ativa de forma a criar uma grande audiência. Algumas das estratégias usadas em Linkedin Marketing são:

  • Conteúdo de qualidade: Está na hora de pensar que conteúdo pode e quer dar ao seu público. Enquanto que no perfil pessoal de LinkedIn damos a conhecer a nossa carreira profissional e o nosso conhecimento numa área específica, numa página profissional é importante dar a conhecer a empresa e o que faz ela diferenciar-se de todas as outras.
  • Crie valor: Deve comunicar à sua audiência conteúdo de qualidade para que se torne uma referência no seu mercado. Crie valor para o cliente e não se concentre apenas em vender. Concentre-se em mostrar ao cliente o porquê de querer vender o seu produto e os benefícios que este lhe trará caso o compre. Artigos técnicos e demonstrações do seu produto ou serviço são exemplos de conteúdo que cria valor.
  • Reutilizar conteúdo: A reutilização de materiais de outras redes sociais é uma forma de otimizar conteúdo. É importante estar nas diversas plataformas e saber reutilizar conteúdos e adaptar a comunicação a cada uma delas. Transformar conteúdo escrito em vídeos e vice-versa é uma forma simples de reciclar os seus conteúdos e adaptá-los à realidade e necessidades de cada rede.
  • Utilize diferentes formatos: Caso tenha um blog de empresa pode divulgar os seus artigos no LinkedIn, uma vez que isso gera credibilidade. Partilhe vídeos, de preferência em formato quadrado e com legendas, uma vez que 85% dos utilizadores consomem conteúdos de vídeo sem som. Partilhe também Ebooks, posts de imagem, texto simples e qualquer outro material de qualidade que seja relevante. As suas participações regulares na rede social são importantes para que o seu cliente o tenha em mente quando pensar no seu produto ou num concorrente.
  • Mantenha o contacto: Responda com frequência aos comentários da sua página. Para além de estar ativo na partilha de conteúdo, é essencial manter-se atento também aos comentários da sua página para que seja possível criar uma ligação com a sua audiência. Isso ajuda à criação de um elevado sentido de comunidade.
  • Embaixadores da sua marca: Assim que o conteúdo for lançado é importante que os seus colaboradores divulguem o conteúdo para que chegue ao maior número de pessoas possível. Os perfis dos funcionários da sua empresa também são importantes para atrair o público e criar relações, pois eles são os embaixadores da sua marca.
  • Gerar debate: A chave para conteúdos com grande alcance no LinkedIn é o debate! Qualquer conteúdo que gere comentários tendencialmente exponencia o alcance orgânico. Quando uma pessoa comenta o seu post, todas as suas conexões de 1º grau recebem esse seu conteúdo no feed automaticamente. É uma maneira simples de tornar os seus conteúdos mais vísiveis.

Ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook e Instagram, o LinkedIn tem um alcance orgânico gigante. No entanto, as plataformas para anunciar nas diversas redes sociais são muito semelhantes e também o LinkedIn já criou a sua própria plataforma que lhe permite anunciar para toda a rede e com públicos extremamente específicos: o LinkedIn Ads.

Para anunciar nas diversas redes sociais é fundamental perceber a diferença entre elas para não cair no erro de anunciar o produto certo para o público errado.

3) Porquê criar anúncios no LinkedIn Ads?

Na verdade, não faz sentido não criar anúncios quando temos ao nosso dispor a maior rede social profissional do mundo. A única desvantagem de anunciar no LinkedIn é o custo por clique. O CPC médio ronda os 2€ nos dias de hoje. Contudo, as vantagens são muitas:

  • Segmentação do público

A segmentação do público alvo é das maiores vantagens do LinkedIn Ads pois, com uma segmentação tão específica, pode anunciar para pessoas com cargos específicos, localizações específicas ou trabalhadores de empresas específicas. Desta forma, consegue criar um nicho de mercado restrito e impactar mais facilmente o seu público. É a especificidade que garante um retorno incrível e faz do LinkedIn uma ferramenta de marketing fantástica.

  • Leads mais qualificadas

Para a geração de leads qualificadas, o LinkedIn é bem mais eficaz que o Facebook. A razão está no público. O LinkedIn é composto por profissionais e a sua presença é igualmente profissional, o que faz com que estes estejam mais predispostos a consumir anúncios de teor comercial, ao contrário do Facebook que é uma rede de entretenimento.

  • Conversas inbox

Com os anúncios InMail pode iniciar uma conversa privada com os seus potenciais clientes. Assim sendo, estes são uma boa oportunidade de negócio dado que se tratam de uma conversa totalmente personalizada. O custo médio por mensagem é muito baixo.

  • Geração de leads

O LinkedIn Ads tem uma ferramenta de geração de leads própria que o ajuda a criar anúncios com o objetivo de captar leads para o seu negócio. Assim, basta criar o formulário de leads e adaptar de forma a captar os dados que realmente são relevantes para o seu ecossistema empresarial.

  • Pixel de conversão

Por forma a otimizar as campanhas com base nos resultados, o LinkedIn criou o seu próprio Pixel de Conversão. Isso permite que faça uma integração entre o seu site, blog ou E-Commerce com o tráfego gerado pelos seus anúncios de LinkedIn. O pixel ajuda-o a otimizar a entrega dos seus anúncios e consequentemente os resultados gerados.

4) Como anunciar no LinkedIn Ads? 

  • Conteúdos patrocinados

Tal como no Facebook, os conteúdos patrocinados do LinkedIn aparecem no feed do seu público gerando um impacto visual muito grande. É o formato de anúncios clássico que gera tendencialmente os melhores resultados.

  • Anúncios InMail

Os anúncios de InMail são mensagens patrocinadas que são enviadas diretamente para a inbox dos utilizadores. Estas mensagens devem ser cuidadosamente personalizadas para não serem consideradas intrusivas. Este tipo de anúncio é uma grande oportunidade de negócio, uma vez que abre um canal de comunicação direto com potenciais clientes.

anúncios InMail

  • Anúncios de texto

Os anúncios de texto, regra geral, são os que geram menor resultado. No entanto, são os mais simples de construir. Dependendo dos casos e do que pretender anunciar, podem fazer bastante sentido.

Conclusão

Para tirar o máximo partido da sua estratégia de LinkedIn Marketing é fundamental testar! Ou seja, não há regras! O que funciona para algumas empresas, não funciona para outras. Como pode observar, o LinkedIn é bem mais do que uma plataforma de recrutamento, é uma plataforma de geração de negócios!

Precisa de ajuda em Marketing Digital em Braga? Entre já em contacto e obtenha o seu orçamento gratuito.

2020-04-09T12:18:46+00:00