AdWords - O que é? | André Craveiro

 

AdWords é um sistema de publicidade paga da Google em que se criam campanhas e grupos de anúncios baseados nas palavras-chave relevantes a cada negócio e sempre que esses mesmos termos forem pesquisados, um anúncio será apresentado. É uma forma simples e eficaz de potenciais clientes encontrarem a sua empresa no momento em que pesquisam por produtos ou serviços no motor de pesquisa do google.

Em poucas palavras, é um sistema de publicidade em que só paga quando alguém clica no anúncio.

exemplo adwords florista | André Craveiro

Porquê investir em AdWords?

 1. Ajuda a atrair mais clientes Se procura atrair novos visitantes para o seu website, aumentar as vendas online, receber chamadas telefónicas ou fidelizar os clientes, o Google AdWords pode ajudar.

2. Consegue dar visibilidade à sua empresa Pode alcançar clientes valiosos em websites relevantes em toda a web no momento e no local mais oportuno.

3. Permite alcançar as pessoas certas no momento certo As pessoas encontram a sua empresa no Google precisamente quando procuram aquilo que oferece.

4. Permite anunciar global ou localmente Segmente os anúncios para clientes em certos países, certas regiões ou cidades ou a determinada distância da sua empresa ou loja.  

5. Consegue medir, é fiável e flexível O Google AdWords mostra quantas pessoas viram os seus anúncios e a percentagem de pessoas que clicaram para visitar o seu website ou ligaram para a sua empresa. Graças às ferramentas de controlo, pode inclusivamente ver as vendas reais geradas pelo website como resultado direto dos seus anúncios.

6. Permite alcançar clientes em qualquer dispositivo No mundo móvel atual, é imprescindível anunciar em todos os dispositivos que os seus clientes utilizam, seja um computador, portátil, tablet ou telemóvel.

 


Faça crescer o seu negócio. Entre já em contacto.

Entrar em contacto.


 

Como é que o Google AdWords funciona?

Funciona através de um leilão de palavras-chave que em conjunto com Lance de CPC Máximo vs. Índice de Qualidade irá determinar qual a posição do seu anuncio na lista de anúncios.

Lance de CPC Máximo – Um lance definido para determinar o valor mais elevado que está na disposição de pagar por um clique no seu anuncio.

Índice de Qualidade – Uma estimativa da qualidade e relevância dos seus anúncios, das palavras-chave e da página de destino. Anúncios de qualidade mais elevada podem conduzir a preços mais baixos e posições do anúncio melhores.

Outro elemento chave do funcionamento do Google AdWords é o CTR (Click Trought Rate = Taxa de Cliques)

CTR – Consiste no número de cliques recebidos pelo seu anúncio a dividir pelo número de vezes que o anúncio é mostrado expresso como uma percentagem (cliques ÷ impressões = CTR).

Fazer publicidade no Google AdWords é muito eficaz e trás resultados muito satisfatórios – a não ser que gaste dinheiro nas palavras-chave erradas (pode ver aqui as palavras-chave mais caras para se fazer publicidade no adwords – versão inglesa). Resumindo, depende da competitividade das palavras-chave que se escolhem e da verdadeira relevância que essas têm para a sua empresa.

Quanto custa anunciar no Google AdWords?

Pode investir quanto quiser e quando quiser. Pode começar com um orçamento diário com o qual se sinta confortável e ajustá-lo à medida das suas necessidades e orçamento. Contudo, e como já referi, depende da sua área de negócio bem como das palavras-chave que escolheu como base para as suas campanhas.

O custo médio de um CPC (Custo por Clique) em Portugal varia entre 0.40€ a 0.60€ mas depende muito da área de negócio.

CPC – O lance de custo por clique (CPC) significa que paga por cada clique nos seus anúncios. Nas campanhas com lance de CPC, o anunciante define um lance de custo por clique máximo (ou simplesmente “CPC máx.”), que corresponde ao valor mais elevado que está disposto a pagar por um clique no seu anúncio (exceto se estiver a definir ajustes de lance ou a utilizar o CPC otimizado).

 

Quais as formas de anúncios no Google AdWords?

É possível criar vários tipos de anúncio através do Google AdWords. Tudo depende dos vossos objectivos, do vosso público-alvo, onde querem aparecer e quando querem aparecer. Estratégia, basicamente! A publicidade pode então ser feita em:

  • Motores de Pesquisa – crie publicidade em forma de texto e alcance pessoas que estão à procura do que você vende;
  • Display – crie publicidade em vários formatos e alcance pessoas por toda a web baseada na relevância das suas pesquisas, como por exemplo o Remarketing (estes anúncios podem ser em texto, imagem e/ou video – eles podem ser visualizados pela web, em videos, em aplicações, no gmail, no youtube, no blogger, no google finance e no google maps);
  • Video (Youtube) – crie vídeos promocionais e alcance pessoas com base nos seus gostos e interesses.

 

Últimas Palavras

Fazer publicidade com o Google AdWords é das formas de marketing digital mais baratas de aumentar o tráfego do seu website (principalmente quem está à procura de novos clientes) e consequentemente aumentar o número de contacto e respectivas vendas, com o um total controlo dos custos.

Criar uma campanha, anúncios e definir as suas palavras-chave não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista, o complicado está na sua optimização (long tail keywords, negative keywords, segmentação, etc) e respectiva monitorização (os termos de pesquisa variam consoante tendências e a língua portuguesa está bem viva).

 


Faça crescer o seu negócio. Entre já em contacto.

Entrar em contacto.