Porquê aumentar o CTR?

Aumentar o CTR pode ser importante – sim! – mas tudo depende dos objectivos e da estratégia.

Uma coisa é certa, não existem fórmulas mágicas. Lembre-se que para além de os anúncios estarem sujeitos a inúmeros factores tendo em conta o algoritmo cada vez mais complexo, o Adwords não é uma ciência exacta.

Mas porquê aumentar o CTR dos anúncios pagos do google? Porque o adwords veio para ficar! E neste sentido é preferivel ter campanha saudáveis.

Assim, deixo aqui algumas dicas que me ajudaram a alcançar o meu objectivo inicial uma conta já existente: Aumentar o CTR!

 

Aumentar o CTR do Adwords

  1. Limpar Palavras-Chave
  2. Introduzir Palavras Negativas
  3. Inserir Long Tail Keywords
  4. Criar Mais Anúncios
  5. Introduzir Extensões
  6. Programar Anúncios
  7. Aumentar do CPC Máximo
  8. Testar

 

Limpar Palavras-Chave

 

adwords - limpeza palavras-chave

 

Se começarem a trabalhar numa conta que já está activa o mais provável é que tenham de fazer uma boa limpeza às palavras-chave já inseridas.

A falta de actualização de palavras é muito recorrente – lembrem-se que as tendências de pesquisa vão se alterando ao longo dos tempos e épocas. E não deixem as palavras em piloto-automático ou correm o risco de não manteres as campanhas saudáveis.

Para fazer uma correta limpeza é necessário ter em conta vários fatores, mas podem começar pela a posição média, pelo índice de qualidade, pelas conversões bem como pelo próprio CTR. No entanto, é algo que fica ao vosso critério. Tudo depende dos objectivos já estabelecidos.

Como fazer?

Nas ‘Campanhas’ cliquem em ‘Palavras-Chave’. Aí podem pausar a palavra-chave ou mesmo eliminar.

 

Introduzir Palavras Negativas

Como é sabido, uma das formas de segmentação dos link patrocinados nos motores de pesquisa é pelas palavras-chave associadas aos anúncios. Elas podem ter vários tipos de correspondência. Existe no entanto uma outra forma – também ela muito eficaz, de segmentar os anúncios. O uso de palavras-negativas.

As palavras-chave negativas são importamtes pois ajudam a reduzir a exposição do anúncio, a alcançar pessoas mais relevantes e a aumentar o Retorno do Investimento (ROI).

Exemplo: se vendem bolas de futebol não vai querer que o vosso anúncio apareça a quem procura por bolas de bilhar!

Como fazer?

Nas ‘Campanhas’ cliquem em ‘Palavras-Chave’ e mesmo por baixo vão encontrar a aba ‘Palavras-Negativas’. Cliquem ai depois é só adicionar palavras em ‘+ Palavras-Chave’.

 

Inserir Long Tail Keywords

adwords - palavras-chave de cauda longa | André Craveiro

Usem palavras-chave mais extensas, também conhecidas por palavras-chave de cauda longa. Elas ajudam a alcançar um público mais específico onde não existe tanta competição, e menor a competição menor será o custo.

Como fazer?

Esta é simples. Basta adicionarem ‘+ Palavra-Chave’ na ‘Campanha’.

 

Criar Mais Anúncios

Nunca criem apenas um anúncio. Criem vários – nunca menos de 3, e deixem o google expor os anúncios durante 7/15 dias. Após este tempo de exposição junto dos potências clientes é que conseguem perceber realmente qual o anúncio com a melhor taxa de publicação, qual o que tem mais cliques, qual converte mais, qual tem o melhor CTR, etc.

A partir daqui, e depois dessa afinação inicial já conseguem ter uma noção mais exata do que os utilizadores pretendem. A realização destes testes não devem ficar por aqui. Podem e devem continuar a ajustar o anúncio “eleito” criando várias versões até chegarem à conclusão de que não mais espaço para evolução – o que dúvido.

Como fazer?

Criatividade + Relevância + Página de Destino

 

Introduzir Extensões

Uma das formas mais fáceis de aumentar o CTR é através da introdução de extensões. Elas ajudam a fornecer informação adicional tornando o anúncio mais encorpado, conseguindo assim mais destaque em relação aos restantes anúncios.

Podem adicionar extensões de sitelinks, de localização, de chamada, de aplicação, de comentários, de anotações, de preço, de fragmentos estruturados, entre outros – novas extenções continuam a aparecer.

As extensões não têm custo associado, apenas será cobrado o clique no anúncio tal como é habitual.

 

Como fazer?

Cliquem na vossa ‘Campanha’ e de seguida em ‘Extensão de Anúncios’. Na aba ‘Ver’ definam qual extensão que querem trabalhar e depois é só clicarem em ‘+ Extensão’. (Tal como os anúncios as extensões estão sujeitas a verificação)

 

Programar Anúncios

adwords - programação de anúncios

 

Definam quando é que os anúncios aparecem. Programem os anúncios para certos dias da semana ou para determinada hora. Quanto mais conhecerem o vosso público-alvo mais fácil será para otimizarem as vossas campanhas.

Esta pode ser uma forma muito eficaz de segmentar o público – recordem-se que há horas em que os anúncios geram mais tráfego ou gerem mais conversões. Podem ainda ajustar o lance (aumentando ou diminuindo) para determinado dia ou hora.

Como fazer?

Nas ‘Campanhas’ cliquem em ‘Definições’ e de seguida cliquem em ´Programação de Anúncios’. Depois destes passos basta clicar em ‘+ Programação de Anúncios’ e voilà.

 

Aumentar o CPC Máximo

adwords - cpc máximo | André Craveiro

 

Aumentar o CPC Máximo pode ser bastante perigoso se não compreenderem bem a ‘ciência’ à volta do Lance (vale bem a pena perder um bocado de tempo a tentar perceber como funciona).

O CPC Máximo tanto pode ser definido quanto à campanha, tanto como a determinada palavra-chave. Ao aumentar o CPC estamos a aumentar a posição do anúncio e quanto melhor estiver posicionado mais hipóteses há ser ser clicado.

Exemplo: se começarem a ter muitas impressões mas os cliques não estão a acompanhar essa subida – e o CTR diminuiu – poderá estar na hora de aumentar o CPC Máximo. Caso tenham duvidas sobre qual o CPC Máximo que devem usar podem  utilizar a ferramenta ‘Simulador Ajuste de Lance’.

Como fazer? (forma simplificada)

Nas ‘Campanhas’ cliquem na aba ‘Palavras-Chave’. De seguida escolham que palavra(s)-chave(s) querem aumentar. Depois de seleccionadas, cliquem na aba ‘Estratégia de Lance’ e de seguida em ‘Utilizar lance de CPC manual’. Definam o valor e terminem clicando em ‘Efectuar alterações’.

 

Últimas Palavras

Testar, testar e testar. Segmentar, segmentar, segmentar.

Não existem fórmulas mágicas nem coisas do género. Existem sim boas práticas, boas dicas e muitas boas – e más – ideias. No fim, tudo se resume aos objectivos e às estratégias delineadas e se estas estão ou não a resultar.

“Never stop testing, and your advertising will never stop improving.”

David Ogilvy